Ponto Novo evolui em relação a anos anteriores e é classificado como ‘boa gestão’ segundo aponta IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal

Divulgado no último dia 31 de outubro, o Índice Firjan de Gestão Fiscal tem como base as informações das próprias prefeituras no que tange à sua gestão fiscal e leva em conta quatro indicadores, sendo eles: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.

Os municípios são avaliados e classificados quanto ao nível da gestão fiscal, a variação é de 0 a 1, ponto máximo da qualificação. Estão na condição de “Gestão de Excelência” aqueles que tiveram resultados acima de 0,8; Com “Boa Gestão” os que obtiveram valores entre 0,6 e 0,8 e os que ficaram entre 0,4 e 0,6 foram classificados como de “Gestão de Dificuldade”; Já os que beiraram até 0,4 pontos apresentaram “Gestão Crítica”.

O Município de Ponto Novo obteve resultado 0.71, tendo sido classificado como boa gestão. De acordo com o ranking, o município de Ponto Novo obteve destaque no que tange aos investimentos e vem evoluindo na sua gestão fiscal. Em 2016 ocupava a 340º posição, em 2017 pulou para a 307º, e em 2018 atingiu a 73ª posição a nível estadual.

Diferente das demais cidades da gestão, o município de Ponto Novo vem evoluindo constantemente na sua gestão fiscal, demonstrando compromisso e garantindo investimentos constantes, proporcionando mais desenvolvimento para o município.

O índice Firjan aponta que Ponto Novo atingiu a 73ª Posição a nível estadual, e a 1038ª a nível nacional, superando algumas cidades da região conforme podemos verificar:

  • Senhor do Bonfim: 4510ª a nível nacional, e 343º a nível estadual;
  • Filadélfia: 1191º a nível nacional, e 84º a nível estadual;
  • Capim Grosso: 2760º a nível nacional, e 197º a nível estadual;
  • Caldeirão Grande: 2406º Nível Nacional, e 167º a nível estadual;
  • Juazeiro: 3847º nível nacional, e 288º a nível estadual;
  • Itiúba: 3817 a nível nacional, e 287º a nível estadual;
  • Jacobina: 3728º a nível nacional, e 279º a nível estadual.

Segundo o prefeito Tiago Venâncio, os dados apontados pelo índice revelam o comprometimento da gestão municipal em conquistar os investimentos necessários para tornar o município mais desenvolvido e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população. “Os índices apresentados só demonstram o nosso compromisso com a gestão pública municipal e deixam claro o quanto temos investido em Ponto Novo, vamos continuar lutando para garantir sempre mais investimentos e melhorias para que possamos desenvolver ainda mais o nosso município”, destacou o prefeito Tiago Venâncio.